Como funciona o Programa
Voluntários Butantan?
O voluntário apto a participar do programa poderá trabalhar no Parque da Ciência, em contato com o público
Todas as pessoas acima de 18 anos podem se inscrever no programa. Não é obrigatório ter formação em curso superior. Basta ter interesse em apoiar as atividades do Butantan e disponibilidade para trabalhar até dois dias por semana.
Não. Os serviços prestados pelo voluntário são gratuitos e sem remuneração. Inclusive, não há vínculo empregatício com o Butantan e nem obrigações trabalhistas.
O voluntário pode trabalhar até dois dias por semana, com carga horária máxima de 6 horas por dia, totalizando 12 horas por semana. Caso o voluntário trabalhe mais que 4 horas diárias, é permitido um intervalo de 30 minutos para alimentação ou descanso.
Não é permitido trabalhar no período noturno, entre 22h e 5h.
O voluntário deve se comprometer a realizar atividades não remuneradas em ações de interesse coletivo no Parque da Ciência, de acordo com suas aptidões e nos dias e horários escolhidos.
Sim. Tanto o voluntário quanto o Butantan podem rescindir o termo de adesão a qualquer momento, avisando com antecedência mínima de um dia.
O voluntário poderá trabalhar auxiliando o público nas atividades programadas do Parque da Ciência:
Auxiliar a equipe educativa na condução de grupos de visitantes nos museus e durantes atividades no Parque da Ciência;
· Auxiliar na logística, recepção e orientação de visitantes durante eventos e programações especiais;
· Auxiliar, mediante treinamento específico e caso esteja à vontade, a equipe educativa em atividades de sensibilização com animais vivos;
· Auxiliar no planejamento e elaboração de eventos, atividades e materiais de divulgação científica, virtuais ou impressos, sempre que o voluntário tiver interesse e habilidades para estas atividades;
· Auxiliar nas pesquisas de público desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento Cultural, realizando atividades como aplicação de questionários e organização de dados participando, sempre que possível e desejável, do trabalho de análise.
O voluntário poderá usufruir do refeitório gratuitamente caso a jornada de serviço voluntário seja superior a 4 horas diárias e tenha iniciado antes das 10h.