COMO AGENDAR VISITAS PARA ESCOLAS E GRUPOS
O agendamento de grupos para o segundo semestre de 2023 será feito a partir do dia 3 de julho, entre em contato pelo telefone (11)2627-9536 e verifique a disponibilidade de horários para visitas monitoradas aos nossos museus.
Não realizamos visitas agendadas às segundas-feiras, fins de semana, feriados e férias escolares.
Informe no momento do agendamento se há no grupo pessoas com deficiências para o melhor aproveitamento das atividades.
O cancelamento da visita deve ser comunicado com antecedência de até 7 dias da data programada por e-mail: agendamento@butantan.gov.br
QUEM DEVE AGENDAR?
- O agendamento de grupos é necessário apenas para grupos organizados, como escolas, associações, grupos de escoteiros e outros, a partir de 15 pessoas.
- Número máximo de visitantes por grupo: 45 pessoas (entre alunos e acompanhantes), com exceção dos grupos infantis (3 a 6 anos), que devem conter no máximo 33 pessoas.
- Cada grupo de 20 alunos/participantes deverá ser acompanhado por, no mínimo, um responsável durante toda a visita. Grupos infantis deverão estar acompanhados por um responsável a cada 10 alunos.
DICAS PARA PROFESSORES E RESPONSÁVEIS
Recomendamos que o professor ou responsável faça uma visita prévia aos museus em que serão feitas as atividades, ou se informe sobre as exposições antes da visita com os alunos. Assim, será possível planejar melhor o conteúdo no planejamento pedagógico da disciplina, relacionando os aprendizados das exposições com os assuntos tratados em sala de aula.
Além disso, informar antecipadamente o roteiro e o conteúdo da visita para os alunos estimula o seu interesse, fazendo com que fiquem mais atentos aos temas tratados.
Evite solicitar aos alunos que façam muitas anotações durante o percurso da visita educativa. Além de comprometer o tempo destinado à visita, elas dispersam a atenção dedicada às exposições e das ações aqui propostas.
Proponha ou discuta com eles sobre as melhores formas de registro das informações, como pequenas anotações, desenhos, fotografias ou, ainda, anotações após a visita. Na volta à sala, procure retomar os assuntos tratados durante a visita buscando esclarecer possíveis dúvidas ou aprofundar os conteúdos mais interessantes para o grupo.
Obs: lembramos que o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas passa por uma grande reforma nas áreas técnicas de guarda e tratamento dos acervos para a melhor preservação do local. Por isso, o local está fechado para visitação.
Obs: laboratórios e fábricas não estão abertos para visitação.