COMO AGENDAR VISITAS PARA GRUPOS E ESCOLAS?
O agendamento de grupos e escolas para visitação aos museus do Parque da Ciência nos meses de fevereiro, março e abril de 2024 foi iniciado em 15 de janeiro. Para os meses de maio e junho de 2024 foi iniciado em 15 de março.
O agendamento para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2024 será iniciado em 3 de junho.
Entre em contato pelo telefone (11) 2627-9536 para verificar as datas e horários disponíveis para agendamento.
O agendamento é feito somente por telefone.
Itinerários para visitas agendadas
A visita mediada de grupos organizados aos museus do Parque da Ciência tem duas horas de duração e está disponível de terça a sexta. É obrigatório realizar o agendamento prévio. O responsável pode escolher entre seis itinerários disponíveis, que são divididos em temas centrais e contemplam dois museus do parque. Escolha o roteiro e faça sua reserva!
Clique aqui para conferir os itinerários
Observações importantes:
• Não é possível agendar visitas para as segundas-feiras, finais de semana, feriados e nos meses de férias escolares (janeiro, julho e dezembro).
• Informe no momento do agendamento se há no grupo pessoas com deficiências para o melhor aproveitamento das atividades programadas.
• O cancelamento da visita deve ser comunicado com antecedência mínima de 7 dias antes da data programada por e-mail: agendamento@butantan.gov.br.
• Só é possível agendar visitas monitoradas para um itinerário por período (manhã e tarde).
• A partir de 1º de abril de 2024, o valor do ingresso de entrada dos museus será reajustado, conforme resolução 183 publicada no Diário Oficial Caderno Executivo – Seção I, em 15 de dezembro de 2023. O ingresso passará a custar R$ 10 para adultos e R$ 5 para crianças a partir de 7 anos e estudantes. Confira a tabela completa de preços no Diário Oficial.
QUEM DEVE AGENDAR?
• O agendamento de grupos é necessário apenas para grupos organizados, como escolas, associações, grupos de escoteiros e outros, a partir de 15 pessoas.
• Número máximo de visitantes por grupo: 45 pessoas (entre alunos e responsáveis), com exceção dos grupos infantis (4 a 6 anos), que devem conter no máximo 33 pessoas.
• Cada grupo de 20 alunos/participantes deverá ser acompanhado por, no mínimo, um responsável durante toda a visita. Grupos infantis (4 a 6 anos) deverão estar acompanhados por um responsável a cada 10 alunos.
DICAS PARA PROFESSORES E RESPONSÁVEIS
• Faça uma visita prévia aos museus em que serão feitas as atividades, ou se informe sobre as exposições antes da visita com os alunos. Assim, será possível organizar melhor o conteúdo no planejamento pedagógico da disciplina, relacionando os aprendizados das exposições com os assuntos tratados em sala de aula.
• Informe antecipadamente o roteiro e o conteúdo da visita para os alunos. Isso estimula o interesse, fazendo com que fiquem mais atentos aos temas tratados.
• Evite solicitar aos alunos que façam muitas anotações durante o percurso da visita educativa. Além de comprometer o tempo destinado à atividade, elas dispersam a atenção dedicada às exposições e às ações propostas.
• Proponha ou discuta sobre as melhores formas de registro das informações, como pequenas anotações, desenhos, fotografias ou, ainda, anotações após a visita.
• Na volta à sala, procure retomar os assuntos tratados durante a visita buscando esclarecer possíveis dúvidas ou aprofundar os conteúdos mais interessantes para o grupo.
Obs: lembramos que o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas passa por uma grande reforma nas áreas técnicas de guarda e tratamento dos acervos para a melhor preservação do local. Por isso, o local está fechado para visitação.
Obs: laboratórios e fábricas não estão abertos para visitação.