sobre
A educação científica e tecnológica é fundamental na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. A 2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan: educação científica a serviço da saúde e promoção da qualidade de vida espera envolver professoras e professores de escolas e engajar as alunas e alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, nos temas propostos na feira.

Nossa meta é aceitar 60 trabalhos.
sobre
As inscrições dos trabalhos deverão ser realizadas entre 16 de maio de 2022, a partir das 10h, até 19 de agosto de 2022, às 23h59 (horário de Brasília). O professor orientador ou professora orientadora devem se responsabilizar pela inscrição do projeto.

Serão selecionados até 60 trabalhos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). Os trabalhos com as melhores classificações irão concorrer à premiação da 2ª Feira de Ciências do Instituto Butantan: educação científica a serviço da saúde e promoção da qualidade de vida.

sobre
sobre

Atenção: Não serão aceitos trabalhos fora dos prazos

sobre
Todos os trabalhos aceitos receberão certificado de participação. Aqueles que obtiverem melhor classificação receberão uma premiação que será definida pela equipe de organização do evento.

As apresentações das escolas do município de São Paulo serão presenciais e realizadas nas instalações do Instituto Butantan. Os locais e as datas serão fornecidos em breve em nosso site.

Por conta da pandemia pelo novo coronavírus, a forma de apresentação dos trabalhos poderá sofrer alterações e ser feita virtualmente.

Para maiores informações consulte o edital do evento.
perguntas frequentes
É possível fazer trabalho em grupo?
Sim, serão aceitos trabalhos individuais ou realizados em grupo de até quatro estudantes.
O trabalho apresentado precisa ter sido desenvolvido em 2022?
Não, podem ser apresentados trabalhos desenvolvidos a partir de 2021.
Como poderá ser o trabalho?
1) de montagem, em que os estudantes apresentam artefatos para explicar sobre um determinado tema estudado;

2) informativo, em que os estudantes demonstram conhecimentos acadêmicos ou fazem alertas e/ou denúncias;

3) e de investigação, com projetos que se pautam em perguntas de pesquisa ou problemas.

Como serão avaliados os trabalhos?
Cada trabalho será avaliado por dois avaliadores, a partir de critérios pré-estabelecidos que irão variar um a cinco pontos, sendo eles:

1) criatividade (25%), que considera a inventividade e inovação da abordagem;

2) conhecimento do problema (20%), que trata do quanto os conhecimentos científicos foram empregados à resolução do problema;

3) procedimentos metodológicos (15%), que refletem se os procedimentos da investigação são adequados à resolução do problema;

4) relevância social (25%), que considera a relação entre o problema proposto e a realidade escolar, social, global dos estudantes;

5) apresentação (15%), que abarca a clareza e objetividade nas formas de apresentação do trabalho oral e escrita.
Quantas pessoas serão premiadas?
Todos os participantes do grupo que se classificar em 1º, 2º e 3º lugares, bem como o seu professor(a) orientador(a) e coorientador(a).