Brasão Governo de São Paulo

Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site não serão atualizados até o final da eleição estadual em São Paulo.

SOBRE O PARQUE DA CIÊNCIA

O Parque da Ciência Butantan é um complexo cultural vinculado ao Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, criado em 2019, para aprimorar o atendimento dos milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, que visitam o Instituto anualmente.

Inserido em uma área verde de aproximadamente 725 mil metros quadrados, o Parque tem o objetivo de inspirar, em públicos diversos, o interesse e a curiosidade pela ciência e pela pesquisa por meio de ações educativas, ambientais e de lazer.

O parque conta ainda com uma área para realização de eventos e exposições, o Centro de Difusão Científica e o Centro de Memória, que abriga um grande acervo do Butantan. O Boulevard, uma ampla via arborizada, interliga as atrações do Parque da Ciência.

O complexo é formado por 22 atrações, para todas as idades, com foco na difusão científica e na contribuição do Instituto Butantan para a saúde pública. Entre elas, estão:

    Museus: Museu Biológico, Museu de Microbiologia, Espaço Terra Firme de Exposições, Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (localizado no bairro Bom Retiro), o futuro Museu da  Vacina e o Museu Histórico, que está em processo de reformulação em uma área do prédio Vital Brazil.

    Viveiros: Serpentário, Macacário e Reptiliário.

    Horto Florestal Oswaldo Cruz

    Construções Históricas: Edifício Vital Brazil, Casa de Afrânio do Amaral, Museu Biológico, Museu de Microbiologia, Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, Espaço Terra Firme, Prédio Novo, Pavilhão Lemos Monteiro, Casa Rosa, Serpentário, Centro de Difusão Científica e Paiol, e Centro Administrativo.

O acervo do Centro de Memória registra as atividades e transformações do Instituto Butantan desde a sua fundação. Constituído pelas áreas de processamento técnico, laboratório de conservação, atendimento ao pesquisador, difusão do acervo e pesquisa em história da ciência, o Centro de Memória trabalha para incentivar a produção de conhecimento por meio da disponibilização do acervo para consulta pública, a realização de oficinas, eventos culturais e acadêmicos, e a produção e publicação de instrumentos de pesquisa.

Conheça mais sobre as atrações do Parque da Ciência.