Brasão Governo de São Paulo

Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site não serão atualizados até o final da eleição estadual em São Paulo.

O Museu Biológico é o primeiro museu do Instituto Butantan e surgiu em 1914, para expor parte da coleção zoológica, originada das pesquisas com serpentes e outros animais peçonhentos, comunicando sobre os acidentes e os soros antivenenos. Ao longo de seus mais de 100 anos de existência, passou por diversos prédios dentro do Instituto e desde 1966 se encontra em um edifício histórico, na antiga cocheira de imunização construída na década de 1920.

Tem como missão fazer divulgação científica e desenvolver pesquisas nas áreas de educação não formal, zoologia, conservação e medicina veterinária.


O Museu conta com uma exposição de animais vivos, onde serpentes, lagartos, anfíbios, aranhas e escorpiões podem ser vistos em recintos que recriam seus habitats. Grande parte destes animais representa a fauna brasileira, e a exposição tem como objetivo abordar a biodiversidade, ressaltando a importância dos diferentes organismos na manutenção dos ecossistemas.

INFORMAÇÕES

Endereço
Av. Vital Brasil, 1500

Horário de Funcionamento
Terça a domingo, das 9h às 16h45

Contato
(11) 2627-9452

Email
museubiologico@butantan.gov.br

Clique aqui para saber como comprar seu ingresso

Instagram