Brasão Governo de São Paulo

Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site não serão atualizados até o final da eleição estadual em São Paulo.

O Centro de Memória do Instituto Butantan tem o objetivo de realizar ações de conservação e divulgação do patrimônio histórico da instituição, sendo responsável pela gestão dos acervos históricos institucionais. Realiza também atividades de pesquisa histórica e apoia pesquisadores da área por meio da disponibilização do acervo. 

Para o melhor aproveitamento e consulta ao acervo, é necessário que o visitante entre em contato por e-mail, informado ao final desta página. 

O Centro de Memória abriga hoje um significativo acervo que registra as atividades e transformações do Instituto Butantan desde a sua fundação. Constituído pelas áreas de processamento técnico, laboratório de conservação, atendimento ao pesquisador, difusão do acervo e pesquisa em história da ciência, o Centro de Memória trabalha para incentivar a produção de conhecimento por meio da disponibilização do acervo para consulta pública, a realização de oficinas, eventos culturais e acadêmicos, e a produção e publicação de instrumentos de pesquisa.

Gêneros documentais do acervo:

:: Acervos textuais composto de documentos avulsos e encadernados;

:: Acervos iconográficos com cerca de 330 gravuras e desenhos;

:: Acervos fotográficos com cerca de 17.000 documentos em fotografia, incluindo álbuns, negativos, diapositivos;

:: Acervos cartográficos com mais de 1200 mapas e plantas registrando a área e as edificações do Instituto Butantan;

:: Acervos sonoros e audiovisuais com cerca de 450 VHS e DVD’s, além filmes em rolo de 16 e 35 mm, P/B e coloridos, depositados na Cinemateca Brasileira;

:: Acervo museológico composto por mais de 2.000 itens, como instrumentos científicos, equipamentos de laboratório, mobiliário e equipamentos de escritório, utilizados no instituto;

:: Acervos pessoais daqueles que contribuíram para a trajetória científica e administrativa do Butantan como Afrânio do Amaral, José Lemos Monteiro, Carlos Rodolpho Fischer, Rosa Pavone Pimont, Eduardo Vaz, Flávio da Fonseca, Willy Beçak, dentre outros.

 

INFORMAÇÕES

Endereço
Av. Vital Brasil, 1500 - Casa 56 da Vila Butantan

Horário de Funcionamento
9h às 16h45

Contato
(11) 2627-9808

Email
doc@butantan.gov.br