Brasão Governo de São Paulo

Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site não serão atualizados até o final da eleição estadual em São Paulo.

Parque da Ciência promove eventos sobre os acervos do Butantan 

O Centro de Memória do Instituto Butantan (CM-IB) e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER), com apoio do Parque da Ciência Butantan, promovem eventos especiais entre os dias 7 e 9 de junho durante a 6ª Semana Nacional dos Arquivos, que acontece em instituições de todo o Brasil. 

A diretora do CM-IB, Suzana Fernandes, explica que os eventos têm como objetivo colocar em discussão a importância da memória institucional por meio de seus acervos. 

“Vamos focar em determinadas ações que a instituição desenvolve em seu patrimônio, discutir acervos individuais e como as pessoas são representadas dentro dos nossos arquivos, porque temos grande demanda de familiares que procuram saber sobre seus parentes que já trabalharam no Butantan, que foram fornecedores de animais no passado, ou que estão representados nos prontuários médicos da hanseníase, por exemplo ”, explica Suzana. 

O CM-IB preserva um grande arquivo relacionado a todas áreas da instituição, desde a sua fundação, representados por documentos textuais,mapas e plantas do Butantan e entorno, gravuras, desenhos, negativos, fotografias e audiovisuais. Já o MUSPER guarda um acervo ainda mais amplo, com documentos históricos de vários órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Os eventos também marcam a celebração dos dois anos do Centro de Memória, que será destacada na palestra online da próxima terça (7), com a analista de documentação Audrea Santana. 

Agenda

Terça (7) – Webinário: A organização do acervo arquivístico do Instituto Butantan

Com apresentação de Audrea, o evento vai discutir sobre as atividades, projetos e processos de organização e preservação do acervo arquivístico permanente do Butantan. O evento será online, pela plataforma Zoom, a partir das 15h. 

Clique aqui para acessar o evento

Quarta (8) – Bate-papo online: Sua história pode estar nos arquivos: Representação da memória de pessoas e famílias nos acervos

O CM-IB, em conjunto com o MUSPER, Museu da Imigração e Museu da Pessoa, realiza o bate-papo por meio da plataforma Zoom, a partir das 15h. Este evento terá emissão de certificado para os interessados. 

Participam da conversa o gestor do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência do Museu da Imigração, Henrique Trindade; o coordenador de acervo do Museu da Pessoa, Felipe Rocha; e a assistente de documentação do CM-IB do Butantan, Juliana Cabral. 

Clique aqui para acessar o evento

Quinta (9) – Visitas guiadas ao Centro de Memória do Butantan e ao MUSPER

As equipes do CM-IB e do MUSPER farão, em horários diferentes, visitas guiadas com pessoas interessadas em conhecer os arquivos das instituições. O objetivo é apresentar os acervos e mostrar a importância da prática de preservação e difusão da memória. 

A visita ao MUSPER acontecerá no período da manhã, das 10h às 12h. No CM-IB, a visita será das 14h às 16h. É necessário a realização de inscrição prévia para visitar uma das instituições. 

O Centro de Memória do Butantan fica na Av. Vital Brazil, 1.500 – Butantã, São Paulo. 

O MUSPER fica na Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro, São Paulo. 

Faça sua inscrição aqui