Filha de José Saramago homenageia centenário do pai no Parque da Ciência Butantan
O escritor português José Saramago completaria 100 anos de idade nesta quarta (16/11). Em comemoração à data, a sua única filha, Violante Saramago, homenageou o pai plantando 100 oliveiras nas imediações da Fundação Saramago – e um dos locais escolhidos por ela foi justamente o Parque da Ciência Butantan.
A árvore foi plantada na praça na área central, que fica próxima ao Museu de Microbiologia, entre o Boulevard e o Prédio Vital Brazil. As oliveiras são as plantas preferidas e parte da história da vida do escritor. Em seu livro “As Pequenas Memórias”, ele lamenta não haver mais olivais em frente à casa onde passou a infância, em Azinhaga, Portugal.
“Para comemorar essa marca, resolvemos plantar 100 oliveiras e cada uma delas foi batizada com nomes de personagens das obras de meu pai. Foi a minha filha Ana Saramago que escolheu os nomes, tabulando os personagens de todas as obras”, conta Violante. O nome escolhido para a árvore do parque foi Ari Saramago Sierra Matos.
O plantio foi acompanhado pelo diretor cultural do Butantan, Giuseppe Puorto, pelo neto do fundador do Butantan, Vital Brazil, Erico Vital Brazil, e pelo diretor cultural da Fundação Oscar Americano, Eduardo Monteiro.
As oliveiras aparecem em outras obras do português, que faleceu em 2010 e teve suas cinzas espalhadas em uma árvore da espécie em frente à Fundação José Saramago, em Lisboa, Portugal.
Memórias e palavras
O local para o plantio foi cuidadosamente escolhido: ali, ela terá sol na medida certa, sem a sombra excessiva de outras árvores maiores, e passa a integrar a rica flora espalhada por todo o Instituto Butantan.
Violante Saramago nasceu em 1947, em Lisboa, e é formada em biologia. Além do plantio em homenagem ao pai, ela visitou o Museu Biológico e o Espaço Terra Firme.