Brasão Governo de São Paulo

Em atendimento à legislação eleitoral, os conteúdos deste site não serão atualizados até o final da eleição estadual em São Paulo.

Centro de Memória promove seminário sobre projetos de arquitetura do Butantan de 1960


O Centro de Memória do Instituto Butantan (CM-IB), que faz parte do Parque da Ciência, promove no próximo dia 22 de agosto, às 14h, o seminário Resgate da Memória: os projetos de arquitetura moderna para o Instituto Butantan. O objetivo do evento é rememorar o período e os projetos de construção pensados para a época. 

Nos anos 1960, o Brasil e o mundo sofreram transformações sociais, políticas e culturais e, em meio a essas mudanças, o Butantan pensou em fazer obras de modernização em convênio com o Fundo de Construção da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Governo do Estado de São Paulo. 

Um plano urbanístico foi elaborado e previa a construção de novos prédios para abrigar as diversas atividades do Instituto. O projeto contemplava obras para os setores de produção, laboratórios de pesquisa, biotério, hospital e conjunto residencial para funcionários. Além disso, foi pensado um complexo arquitetônico voltado ao turismo, com museus e espaços de lazer na área verde do Butantan. 

Porém, poucas edificações foram realmente construídas e, logo depois, o plano foi definitivamente abandonado. 

Convidados: 

João Carlos Bross, arquiteto expert em edifícios de Saúde e autor do Plano Urbanístico para o Campus da Unicamp (1966)

Osmar Mammini, arquiteto e coordenador responsável pelo planejamento arquitetônico do Instituto Butantan e dos novos edifícios (1965 - 1969)

Carlos Henrique Heck, arquiteto e coautor de projetos arquitetônicos do Instituto Butantan (1965 - 1981)

Apresentação: Sergio de Simone, arquiteto e colaborador do CM-IB

Serviço:

Data: 22 de agosto de 2022
Horário: 14h às 16h
Local: Auditório Amarelo, no Centro Administrativo do Instituto Butantan
Endereço: Av. da Universidade, 210 

Aos interessados, o evento terá emissão de certificado.