Zebrafish de Portas Abertas: venha conhecer o peixe Paulistinha em uma visita guiada por pesquisadores do Butantan
Você conhece o peixe Paulistinha e a importância dele para a saúde pública? O Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA) do Butantan promove nesta sexta (8/3) e sábado (9/3) a atividade Plataforma Zebrafish de Portas Abertas para os visitantes do Parque da Ciência, com visita guiada ao laboratório e exposição interativa. O tour acontecerá em dois períodos, das 10h às 12h e das 13h às 16h.
O mural Zebrafish: Ciência e Arte estará em exposição nos dois dias. A exposição exibe a união entre arte urbana, por meio do grafite, tecnologia e informações científicas sobre a Plataforma Zebrafish. Os usuários podem usar o recurso da realidade aumentada para conhecer o peixe e os estudos que envolvem o animal.
Criada no Instituto Butantan em 2015, a plataforma é dedicada ao estudo do peixe conhecido como Zebrafish ou Paulistinha (Danio rerio). A manutenção do programa permite o desenvolvimento de inúmeros projetos para atender às demandas científicas e institucionais.
O peixe, embora muito usado como ornamental, atualmente é um dos modelos experimentais mais utilizados no mundo. Ele está representado em mais de 56 mil artigos publicados e em mais de 100 áreas de temáticas diferentes como biologia, imunologia, toxicologia, descoberta de medicamentos, neurociência, entre outras.
Plataforma Zebrafish de Portas Abertas
Datas: 8 e 9/3
Horários: das 10h às 12h e das 13h às 16h
Local: Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA), dentro do Parque da Ciência, em frente ao Macacário
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã