Visite a escultura “Spirit House” e deixe uma mensagem positiva à terra e aos espíritos da natureza
O Parque da Ciência exibe até dezembro de 2024 uma das esculturas da série Spirit House, uma interpretação contemporânea e abstrata inspirada nas casas dos espíritos tailandesas. A obra é da artista holandesa Janet Vollebregt e faz uma conexão entre os humanos, o universo e a energia, temas presentes em suas artes.
A Spirit House está exposta próximo ao Museu da Vacina e faz parte de um estudo que tem como objetivo compreender como o público interage com a escultura em uma área pública ou semipública. Os visitantes do parque estão convidados a passar pela obra de arte e escrever um pensamento em um pequeno papel, afixando-o em qualquer espaço da escultura.
A interação do público com a obra será filmada por câmeras e, depois, o material será estudado pela artista. "Quero ver como as pessoas interagem com a obra e se ela consegue criar esse 'campo de energia positiva", explica Janet.
As spirits houses são normalmente uma pequena estrutura coberta, montada em um pilar ou estrado, e podem variar em tamanho, de pequenas plataformas a casas grandes. A do Parque da Ciência é feita em latão, pátina verde e mármore Guatemala.
“Meu trabalho é um convite para ver através das coisas, para estar consciente do invisível, mas sensível. Trabalho com energia sutil para harmonizar tanto o usuário do espaço quanto o próprio espaço”, conta Janet.