Uma exposição interativa, informativa e reflexiva: conheça o primeiro Museu da Vacina da América Latina
O Parque da Ciência Butantan inaugurou nesta terça (7) o Museu da Vacina, que busca chamar a atenção da população sobre a necessidade da vacinação, dialogar sobre ciência e demonstrar o quanto os imunizantes são seguros e eficazes. Os visitantes já podem visitar a exposição, que fica na Casa Rosa, localizada ao final do Boulevard.
Com mais de 550 metros quadrados, o espaço oferece uma exposição interativa e informativa com o uso de diferentes tecnologias. A mostra possui salas imersivas com hologramas, conteúdos educativos sobre termos científicos, jogos como a simulação das fases do processo de produção de uma vacina, uma linha do tempo completa com marcos históricos e um cinema 6D, onde o visitante entra em uma experiência para conhecer o corpo humano de uma pessoa vacinada e outra não vacinada.
"O Instituto Butantan trabalha com educação, ensino e difusão do conhecimento desde a sua fundação. É nosso quinto museu. É resultado de vários anos que a instituição tem se dedicado à construção do conhecimento e difusão da ciência", afirmou o diretor-técnico do Instituto Butantan, Esper Kallás.
O Museu da Vacina é acessível para todas as pessoas. São utilizadas ferramentas como audiodescrição, interpretação em Libras, legendas em português nos vídeos, escrita simplificada, maquete, mapa e piso táteis, sinalização em Braille e conteúdos traduzidos para o inglês e espanhol.
Casa Rosa
Construída no final do século 19, a Casa Rosa já foi a antiga sede da Fazenda Butantan, casa da família de Vital Brazil, o primeiro diretor do Instituto Butantan, e a Escola Rural do Butantan. Sua arquitetura ainda mantém características originais, como a fachada, portas e janelas. Agora foi adaptada para receber o Museu da Vacina.
Serviço
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo (SP)
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h45
Telefone: (11) 2627-9536
Ingressos: R$ 6 para adultos e R$ 2,50 para estudantes
Crianças até 7 anos, idosos, alunos de escolas públicas em grupo agendado e pessoas com deficiência não pagam.
Um único bilhete de entrada dá direito a visitar todos os museus do Parque da Ciência.