Seminário discute acervos, o papel dos museus na educação e o senso de comunidade no Dia Internacional do Museu
O Parque da Ciência, por meio do Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan (CDC-IB), promove nesta quinta (18/5) o seminário “Nova definição de museus”, em celebração ao Dia Internacional do Museu. O evento visa debater um novo conceito de museu com foco nos acervos, na educação museal e no senso de comunidade que esses espaços culturais devem promover para a sociedade.
O seminário acontece no auditório do Museu Biológico, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Butantan no YouTube, e faz parte das ações da Semana dos Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação abrange atividades e palestras culturais em diversas instituições brasileiras para difundir o conhecimento museológico.
A nova definição de museus foi elaborada pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) em agosto de 2022. Para debater o assunto, o CDC-IB convidou a professora do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Luciana Conrado Martins; a diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, Marilúcia Bottallo; e a diretora técnica do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa, Marília Bonas.
Convidadas
Luciana Conrado Martins é historiadora, mestre em Museologia e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC-SP, diretora da PERCEBE – Pesquisa, Consultoria e Treinamento Educacional, pesquisadora do projeto Tainacan do Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora de Educação e Ação Cultural do SESI Lab e faz parte do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM-BR) e do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Foi coordenadora da Seção Brasileira do Comitê para Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus (CECA-BR/ICOM) entre 2016 e 2022.
Marilúcia Bottallo é doutora em Ciências da Informação e mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da USP e bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou o Núcleo de Documentação e Pesquisa, e criou o Grupo Experimental de Curadoria. É coordenadora da pós-graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou como museóloga no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), na Pinacoteca de São Paulo, no National Museum of Asian Art – Smithsonian Institute e no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAEUSP). É, ainda, membro do Comitê Internacional de Museus (ICOM), onde foi diretora e, atualmente, faz parte do Conselho Consultivo.
Marília Bonas é historiadora, especialista em museologia e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Lisboa. É diretora técnica do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa, além de membro do Comitê Executivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Serviço
Seminário – Nova definição de museus
Data: 18/5
Horário: 14h
Local: Auditório do Museu Biológico, com transmissão ao vivo pelo canal do Butantan no YouTube