Participe da programação especial dos sábados de outubro do Museu de Microbiologia
A partir do dia 1º de outubro, o Museu de Microbiologia do Parque da Ciência realizará uma atividade diferente em cada sábado do mês. É uma programação especial para os públicos de todas as idades que têm curiosidade em saber mais sobre o mundo dos microrganismos.
Todas as atividades acontecerão em dois horários: das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30. A programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.
Confira a programação:
01/10 – Mão suja e mão limpa
A atividade visa proporcionar experiências lúdicas dentro do Museu de Microbiologia exibindo, por meio da observação de bactérias e fungos, que os microrganismos existem. O objetivo é educar e mostrar a importância da higiene pessoal com atitudes simples como, por exemplo, lavar as mãos. A ação é recomendada para todas as idades.
08/10 – Laboratório aberto
Esta atividade é feita no laboratório didático do museu e apresenta aos visitantes os equipamentos laboratoriais e as amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é mostrar a diversidade dos microrganismos existentes e instigar a curiosidade cientifica de jovens e adultos. A atividade é livre para quem estiver dentro do museu nos horários.
15/10 – Micróbios em tirinhas
Prepare-se para colocar a criatividade em prática nesta atividade, que aproxima os visitantes com o tema de microbiologia construindo narrativas ficcionais em quadrinhos. É indicada para crianças e jovens a partir dos 10 anos.
22/10 – Virus maker
A oficina tem o objetivo de proporcionar aos participantes a construção de um modelo de bacteriófago, que é um vírus com capacidade de infectar bactérias e utilizado para a replicação viral, com materiais caseiros para que os visitantes compreendam as características desse vírus. Atividade recomendada para o público acima dos oito anos.
29/10 – Será que minhas mãos estão limpas?
Pode parecer simples, mas a lavagem das mãos de forma adequada é uma atitude importante para a prevenção de doenças infecciosas. A atividade é livre para todos os públicos e cumpre a missão de alertar os visitantes.