Parque da Ciência abre exposição temporária sobre conservação dos anfíbios
A partir da próxima quinta (30/5), os visitantes do Parque da Ciência terão mais uma exposição temporária para visitar em seus passeios. Ex-libris: a extinção dos anfíbios busca unir arte e ciência para explorar um tema urgente do meio ambiente – a conservação dos anfíbios. A mostra estará em cartaz no Museu Biológico até dezembro de 2024.
A extinção dos sapos é abordada por meio de 62 obras criadas por artistas de 18 países, no formato de ex-libris. Os quadros apresentam uma grande variedade de estilos e técnicas, que destacam a criatividade dos autores ao representar os animais e as causas de preocupação por meio da arte.
Foto: Ubiratã Souza
As ameaças contra os anfíbios se tornaram um tema urgente no meio da biologia de conservação, já que eles representam o grupo de vertebrados com o maior número de espécies em risco de extinção.
O Museu Biológico é parceiro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em ações de conservação desses animais e divulgação científica, como é o caso da mostra.
Para visitar a exposição, é necessário comprar o ingresso na bilheteria, que custa R$ 10 e dá direito a visitar todos os museus do Parque da Ciência. Crianças até 7 anos não pagam. Veja a tabela de valores completa. Se preferir, compre seu ingresso online antecipadamente.
Sobre a exposição
“Ex-libris” é uma expressão latina que se refere a itens criados para acompanhar livros, como se fossem encartes, e que se tornaram uma forma de arte impressa em papel, com técnicas de gravura e em tamanhos reduzidos.
A exposição foi concebida pelo Laboratório de História Natural de Anfíbios Brasileiros (Lahnab) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A curadoria é do biólogo Andres Santiago Carrasco Medina e do zoólogo Luís Felipe Toledo.
Ex-libris: a extinção dos anfíbios
Período da exposição: 30/5 até dezembro de 2024
Horário: das 9h às 16h45
Local: Museu Biológico