Palestra aborda o comportamento das serpentes na busca de presas e o sistema de acasalamento da víbora africana

O Museu Biológico convida profissionais da área ambiental, estudantes e interessados em serpentes para a palestra “Ecologia de forrageamento e sistema de acasalamento da víbora africana (Bitis arietans)”, que acontecerá em 25 de abril, a partir das 15h, no auditório do museu. A apresentação é do biólogo francês Xavier Glaudas.

As serpentes em geral, e particularmente as víboras como as cascavéis, são difíceis de ser estudadas na natureza. Nas últimas décadas, o desenvolvimento da radiotelemetria, uma tecnologia que permite a coleta e transmissão de dados remotamente, permitiu que os pesquisadores entendessem com mais clareza como os animais se comportam no meio ambiente e como eles usam o espaço. A videografia fixa, que permite a gravação de vídeos das emboscadas criadas pelas serpentes para o abate de presas, também auxilia no estudo da ecologia. 

 

 

Na palestra, Xavier também vai falar sobre as relações entre predadores e presas e o acasalamento de víboras na Reserva de Caça Dinokeng, na província de Gauteng, na África do Sul. O biólogo apresentará uma análise detalhada da ecologia reprodutiva e da alimentação das víboras africanas, usando dados coletados em um período de três anos. 

A palestra será em inglês, sem tradução simultânea, e também será exibida ao vivo pelo canal do Butantan no YouTube. Clique aqui para assistir

 

Sobre Xavier Glaudas 

O palestrante possui mestrado em Ecologia pela Universidade da Georgia (Estados Unidos) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de Nevada (Estados Unidos). Atualmente, faz pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de identificar o comportamento das serpentes e entender como isso afeta a aptidão darwiniana do animal, as relações entre predador e presa e o sistema de acasalamento.

Palestra “Ecologia de forrageamento e sistema de acasalamento da víbora africana (Bitis arietans)”

Data: 25/4/2024
Horário: das 15h às 16h30 
Local: Auditório do Museu Biológico, com transmissão online pelo canal do YouTube do Butantan
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500