Nova atração no parque: participe do tour guiado ao Laboratório de Ecologia e Evolução e conheça serpentes únicas do litoral do Brasil

A partir do dia 25/2, os visitantes do Parque da Ciência têm uma nova atração para incluir em seu roteiro de visitação ao Butantan: o tour guiado às novas instalações do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv). Considerado o primeiro criadouro científico com fins conservacionistas do Brasil, o complexo é dedicado à pesquisa e conservação de serpentes ameaçadas de extinção – especialmente as nativas de ilhas litorâneas brasileiras, como a famosa jararaca-ilhoa (Bothrops insularis).

Os interessados em participar da atração devem realizar o agendamento da data e horário de sua preferência aqui no site do Parque da Ciência Butantan.  A visita acontecerá de terça a sexta em quatro opções de horários (10h, 11h, 14h e 15h). O tour será acompanhado por técnicos e educadores do LEEv que vão compartilhar informações científicas sobre a biologia dos animais e os biomas em que vivem, sua importância ecológica e para a preservação da biodiversidade, e quais as principais ameaças que enfrentam atualmente.

 

 

Sobre as novas instalações do LEEv

Rodeado por árvores da Mata Atlântica, o espaço tem arquitetura imponente e abrange quatro blocos de pesquisa: no primeiro, o público poderá observar dez terrários científicos com diferentes espécies de répteis; o bloco 2 reúne parte da equipe administrativa, do corpo de pesquisadores e de alunos do LEEv; no bloco 3, o destaque fica por conta da sala de bem-estar animal, com capacidade para receber até cinco jiboias (Boa constrictor); por fim, o bloco 4 permite a observação de parte das rotinas de um laboratório de ponta.

Além dos prédios de pesquisa, o público visitante poderá apreciar o mais novo reptário do Butantan, onde vivem espécies nativas e exóticas de cágados, jabutis e iguanas, e um viveiro de espécimes de serpentes arborícolas (que vivem em árvores) da Mata Atlântica, entre elas a caninana (Spilotes pullatus) e a cobra-cipó (Chironius bicarinatus).

 

 

A última parada do tour acontece no inovador viveiro dedicado à conservação da jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), que atualmente se encontra em fase de finalização. Com mais de 250 metros quadrados, o espaço terá ambientação e enriquecimento semelhante à Ilha da Queimada Grande – local onde a serpente vive, localizado no litoral sul de São Paulo.

No total, cerca de 20 espécies, entre serpentes, lagartos e quelônios, poderão ser observados ao longo da visita ao LEEv.

 

Visitação ao Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan

Datas: de terça a sexta, exceto feriados
Horários: 10h | 11h | 14h |15h (quatro sessões por dia)
Vagas: 20 por sessão
Onde se inscrever: no site do Parque da Ciência. Clique aqui para se inscrever
Local: Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan, próximo ao Museu da Vacina
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 (entrada do Parque da Ciência). O LEEv está localizado na Rua Adolfo Lutz, 1100, que fica ao final do Boulevard do parque e próximo ao Museu da Vacina

 

Para aproveitar ao máximo sua visita

- Use protetor solar e repelente
- Se for tirar fotos, desative o flash
- Não é permitido entrar na atividade com animais de estimação, exceto cães-guia
- Crianças precisam estar acompanhadas de seus responsáveis


Em dias de chuva, a atividade é cancelada automaticamente.