#MUSPERdePortasAbertas | Museu homenageia aniversário do médico sanitarista Emílio Ribas; confira a programação 

O mês de abril é especial para o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER) pelas comemorações de aniversário do médico sanitarista Emílio Ribas, que nasceu em 11 de abril de 1862. Por isso, a equipe educativa preparou uma programação especial para o #MUSPERdePortasAbertas, que será realizado em 20 de abril. O museu ficará aberto das 10h às 16h para o público geral, e contará com uma sessão de visita educativa às 11h. 

Na visita, os participantes poderão conhecer as instalações do antigo Desinfectório Central, construído em 1894 e que hoje é a sede do museu. Naquela época, o local tinha como objetivo auxiliar no controle de doenças durante períodos de grandes epidemias no estado. 

Será também uma oportunidade para conhecer a história e o trabalho de Emílio Ribas, considerado o patrono da saúde pública do estado de São Paulo. A pesquisadora e diretora do MUSPER, Maisa Splendore Della Casa, contará histórias sobre a febre amarela – o combate a essa doença foi o foco da vida do cientista – e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para participar da visita educativa, é necessário se inscrever pelo e-mail museuer.educadores@butantan.gov.br, informando apenas o nome completo. 

Haverá também momentos de diversão e aprendizado ao longo do dia, com jogos educativos de tabuleiro e de cartas exclusivas do MUSPER. Os jogos estarão disponíveis ao público das 10h às 16h. 

Data: sábado (20/4)
Horários: das 10h às 16h, com visita educativa às 11h 
Inscrições: museuer.educadores@butantan.gov.br (necessária apenas para a visita educativa)
Vagas: 25 para a visita educativa
Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo (SP)

 

 

Contação de histórias e oficina

Em 27 de abril, a equipe do museu estará no Parque da Ciência para a programação especial em celebração aos aniversários de Emílio Ribas (11/4) e Vital Brazil (28/4). Serão oferecidas duas atividades para crianças de 5 a 10 anos: contação de história com o uso de fantoches e uma oficina educativa. 

A história será representada por fantoches de Emílio, Vital e seus amigos, com o objetivo de contar a história do Serviço Sanitário do estado de São Paulo e a fundação do Instituto Butantan. 

Já a oficina vai ensinar a construir um mosquito Aedes aegypti com materiais que são facilmente encontrados em casa. Não é necessário se inscrever, mas as vagas são limitadas a 25 participantes, por ordem de chegada. 

Data: sábado (27/4) 
Horários: das 10h30 às 12h | das 14h às 15h30
Local: Biblioteca Científica do Butantan (Edifício Vital Brazil) 
Vagas: 25
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500