MUSPER lança inventário da Cruzada Pró-Infância, instituição centenária de assistência materno-infantil criada por mulheres
Entidade foi fundada por duas educadoras em 1930 para combater mortalidade infantil e revolucionou acesso à saúde para mães e crianças
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER), do Instituto Butantan, acaba de publicar seu novo inventário do fundo Cruzada Pró-Infância, instituição beneficente criada em 1930 que transformou a assistência materno-infantil para populações em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo. O arquivo descreve a história e a documentação da entidade – que foi incluída no acervo do MUSPER e conta com reportagens em jornais, fotografias, livretos, revistas, relatórios, cartas, certificados e diversos outros materiais.
A Cruzada Pró-Infância foi fundada pela ativista Pérola Ellis Byington (1879-1963) e pela educadora sanitária Maria Antonietta de Castro (1892-1984) no início do século XX, um período de alta incidência de doenças infecciosas devido às condições sanitárias precárias. Na época, a mortalidade infantil no estado de São Paulo chegava a 250 a cada mil. Inspiradas na Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, publicada em 1924 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Pérola e Maria Antonietta decidiram lutar pela saúde de mulheres e crianças por meio de uma organização dedicada a esses temas.
Reunião do Conselho Diretor da Cruzada Pró-Infância, 1961 (Acervo Musper)
A instituição foi responsável pela instalação de parques infantis, creches, escolas, postos de puericultura, além de um hospital próprio, o Hospital Pérola Byington, inaugurado em 1959 com 400 leitos gratuitos. Também idealizou a Semana da Criança em outubro de 1930, que levaria à oficialização do Dia das Crianças em 1939, celebrado em 12/10. Além disso, desenvolveu a primeira campanha pública sobre a importância da amamentação e o primeiro banco de leite materno do Brasil em 1933.
Para a analista de documentação do MUSPER, Maria Talib Assad, o inventário é a materialização de anos de um trabalho minucioso, que envolveu muitos colaboradores. “O museu se tornou responsável por este acervo em 2009, mas já havia iniciativas de processamento desta documentação em outras instituições desde o início dos anos 2000. Em 2023, começamos a sistematizar tudo o que havia sido produzido para desenvolver o inventário. Ele serve como um instrumento de pesquisa para guiar o público, facilitar o acesso ao acervo e preservar a história dessa importante entidade, que é uma das mais consultadas no museu”, afirma.
O acervo da instituição beneficente está distribuído em 76 caixas, 12 álbuns, quatro livros encadernados e 36 pastas, além de 17 itens emoldurados, como certificados, diplomas e fotografias, totalizando cerca de 17 metros lineares de documentação. Os arquivos estão disponíveis para consulta com agendamento no MUSPER.
Atividades de higienização e acondicionamento dos documentos do fundo Cruzada Pró-Infância, 2021 (Acervo Musper)
Ao longo de seus quase 100 anos, a Cruzada Pró-Infância estabeleceu diversos serviços de saúde e de educação, como a Cozinha de Dietética, com preparo e distribuição de leite às crianças que necessitavam, o Pré-Natal, o Pré-Escolar, o Dentário, a Clínica Geral, a Dermatologia, a Fisioterapia, o Laboratório, o Serviço Domiciliário, além da Assistência Econômica, Moral e Social.
Também colaborou para a criação de associações dedicadas a crianças com deficiência, implantou atendimento psicológico nas creches e organizou seminários e concursos. Um exemplo é o Concurso de Robustez Infantil, no qual médicos pediatras avaliavam as crianças com base em critérios de saúde, considerando peso, altura e idade, e as famílias vencedoras recebiam prêmios em dinheiro.
Responsável pelo texto de abertura da publicação, a diretora do Centro de Memória do Instituto Butantan, Olga Sofia Fabergé Alves, é também uma das autoras do livro O Gesto que Salva – Pérola Byington e a Cruzada Pró-Infância (2005), com Maria Lucia Mott e Maria Elisa Botelho Byington, neta de Pérola. No inventário, Olga ressalta o papel fundamental das mulheres da Cruzada para a sociedade da época.
Detalhe da fachada do Hospital Pérola Byington, anteriormente chamado de Hospital da Cruzada Pró-Infância. Sem data (Acervo Musper)
“Vemos o registro da organização de mulheres das classes mais favorecidas e instruídas em torno de uma causa em comum: a assistência médica e social a mulheres e crianças das classes baixas. [...] Ambas [Pérola e Maria] dedicaram parte significativa de suas vidas à defesa de seus ideais”, conta.
Atualmente, a Cruzada Pró-Infância administra uma rede de serviços composta por 22 Centros de Educação Infantil, beneficiando cerca de 4.800 crianças e adolescentes da cidade de São Paulo. Fornece serviços de educação, alimentação, recreação e saúde, além de visitas domiciliares, orientação às famílias, debates sobre o desenvolvimento da criança, informes, cursos e auxílios em situações emergenciais.
Crianças matriculadas nos Centros de Assistência pré-escolar e escolar da Cruzada Pró-Infância. Décadas de 1930 e 1940 (Acervo Musper)
Sobre o MUSPER
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER) do Instituto Butantan, especializado em história da saúde pública, está situado no edifício onde funcionou o antigo Desinfectório Central. Construída em 1893, a instalação era ligada ao Serviço Sanitário do Estado, responsável pela desinfecção de ruas, residências, remoção de doentes e de cadáveres.
O acervo completo reúne 1.563 objetos museológicos tridimensionais e uma coleção bibliográfica com aproximadamente 35 mil cópias, com temas relacionados à saúde pública, epidemiologia e medicina preventiva, desde 1880 até 2008. A documentação arquivística conta com aproximadamente 1.260 metros lineares de documentos textuais e iconográficos, incluindo o acervo audiovisual e iconográfico.
Horário de funcionamento do acervo: das 9h às 16h (com agendamento)
Telefone: (11) 2627-3883
Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo, SP