Museu Histórico celebra o Dia Nacional da Consciência Negra no próximo sábado (18/11)
O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20/11, lembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais nomes da resistência à escravidão na época colonial do Brasil. Em celebração à data, o Museu Histórico do Instituto Butantan promove uma atividade especial: o evento Intervenção Poética-Literária: reflexões sobre a presença de trabalhadores negros na ciência, que acontecerá neste sábado (18/11) no Espaço Terra Firme.
Os educadores do museu vão mediar uma reflexão crítica sobre a presença e a atuação, no passado e no presente, de pessoas negras no Instituto Butantan e na ciência em geral. Os participantes serão convidados para um exercício de imaginação histórica: quem foram e quem são os trabalhadores do Butantan que contribuíram para a promoção da saúde e da divulgação científica?
A atividade contará com o apoio de acervos e materiais educativos do Espaço Terra Firme, incluindo fotografias de antigos colaboradores negros, trechos de vídeos da exposição do museu e as réplicas dos materiais do sistema de permuta – estruturado por Vital Brazil e que tinha o objetivo de trocar serpentes capturadas em áreas rurais por soros, agulhas e seringas para o tratamento de acidentes ofídicos. Vale lembrar que há muitos anos o Butantan não promove mais essa permuta.
O Centro de Memória do Butantan também disponibilizará fotografias históricas para a atividade. Como resultado das reflexões, será realizada uma oficina de quadrinhos sobre a importância do Dia da Consciência Negra com os visitantes. A atividade é indicada para jovens, adultos e idosos.
Serviço
Intervenção Poética-Literária: reflexões sobre a presença de trabalhadores negros na Ciência
Data: 18/11
Horário: 15h
Local: área externa do Espaço Terra Firme
Não há necessidade de inscrição.
Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.