Museu de Saúde Pública Emílio Ribas abre as portas para visitação mediada do antigo “Desinfectório Central”

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER) participa no dia 19/8 da 9ª edição da Jornada do Patrimônio, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, que neste ano traz o tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”. O MUSPER abrirá suas portas para exibir o antigo “Desinfectório Central”, inaugurado em 1893, às 11h e às 14h com mediação.

Os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail museuer.educadores@butantan.gov.br. Serão duas sessões de 1h30, com 25 vagas disponíveis para cada período. 

A atividade vai proporcionar que os participantes conheçam a parte expositiva do prédio e suas reservas técnicas. A equipe educativa também vai propor que as pessoas presentes compartilhem histórias sobre suas relações com o bairro do Bom Retiro. Essas histórias poderão ser registradas em áudio, vídeo ou papel. 

 

 

O “Desinfectório Central” foi construído para atuar com serviços sanitários, como desinfecções domiciliares, remoção de doentes para hospitais de isolamento e de pessoas mortas por doenças infectocontagiosas. Também teve um papel importante na saúde pública combatendo epidemias.

Além da atividade da Jornada do Patrimônio, no dia 19 o museu estará aberto para visitação espontânea das 10h às 16h – como o local está em obras, o MUSPER tem recebido somente visitantes com horário agendado.

Sobre a Jornada do Patrimônio

Em 2023, a Jornada do Patrimônio busca estabelecer conexões diretas com o mote do ano passado “Tão perto, tão longe”, com um projeto contínuo que cria debates necessários envolvendo questões como a inclusão e o pertencimento, bem como a concepção dos patrimônios materiais, imateriais e a recuperação dos apagamentos. 

Na edição anterior, o evento discutiu as diferentes centralidades de São Paulo e seus vínculos com o patrimônio cultural material e imaterial, invertendo certas dinâmicas e sensos comuns, além de dar atenção ao patrimônio e às práticas culturais de regiões que nem sempre estão no centro dos debates. 

Serviço

Se o Bom Retiro fosse meu: o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas de portas abertas

Data: 19/8
Horários da atividade: 11h e 14h (O museu estará aberto das 10h às 16h para visitação espontânea)
Duração: 1h30
Endereço: Rua Tenente Pena, 100 - Bom retiro - São Paulo
Inscrição: museuer.educadores@butantan.gov.br