Museu Biológico promove atividades especiais em comemoração aos 45 anos da profissão de biólogo
Para celebrar os 45 anos da profissão de biólogo e o Dia do Biólogo, comemorado em 3 de setembro, o Museu Biológico promove uma programação especial no Parque da Ciência no próximo sábado (7/9). As atividades são educativas, gratuitas e abertas ao público em geral que se interessa pelos temas da biologia.
As atrações terão como foco a apresentação dos espécimes de serpentes, lagartos e aracnídeos que vivem no Museu Biológico, uma caminhada para conhecer as abelhas nativas do Butantan, um exercício de observação de pássaros e um mergulho na história do desenvolvimento de soro antivenenos no Instituto.
Todas as atividades serão realizadas com a colaboração do Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (CRBio-01).
Confira a programação completa:
#VemPassarinhar
Esta atividade é para quem gosta de caminhada e observação de pássaros. A equipe do museu promoverá um passeio pelas florestas do Butantan, que abrigam cerca de 170 espécies de aves, incluindo algumas endêmicas da Mata Atlântica e que estão ameaçadas de extinção. A lista de aves observadas fará parte do catálogo geral das caminhadas marcadas para acontecer no mesmo dia em outros estados, organizadas pelas regionais do CRBio.
O Vem Passarinhar será no início da manhã, período em que as aves estão mais ativas.
Horário: a partir das 7h
Ponto de encontro: tenda instalada no Boulevard do Parque da Ciência
Museu vai ao Parque
A equipe do Museu Biológico apresentará aos visitantes uma parte da coleção didática, que é composta por espécimes de serpentes, lagartos e aracnídeos, réplicas táteis e materiais de divulgação. Os visitantes terão a oportunidade de interagir com os objetos e conhecer um pouco mais sobre a importância dos museus, das coleções científicas e do trabalho dos biólogos na construção do conhecimento sobre a biodiversidade.
Horário: das 9h às 16h
Local: tenda instalada no Boulevard do Parque da Ciência
Uma viagem pela anatomia das serpentes
Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a anatomia das serpentes e conversar sobre os cuidados com a saúde e bem-estar desses animais no Museu Biológico.
Horário: das 9h às 10h
Local: tenda instalada no Boulevard do Parque da Ciência
Abelhada
Que tal separar uma hora do seu sábado para fazer uma caminhada educativa e conhecer as abelhas nativas do Butantan? Os participantes poderão observar de perto os ninhos de algumas espécies e aprender sobre a diversidade e a importância das abelhas sem ferrão.
Horário: das 10h às 11h
Ponto de encontro: tenda instalada no Boulevard do Parque da Ciência
Parada animal
A atividade promove a conexão entre as pessoas e a natureza por meio da interação com animais do Museu Biológico. A equipe educativa conduzirá um bate-papo sobre os comportamentos e hábitos dos bichos, os cuidados que recebem no museu e como a população pode contribuir para sua conservação.
Horário: das 11h30 às 12h30
Local: tenda instalada no Boulevard do Parque da Ciência
Atenção: é necessário retirar senha a partir das 10h para participar da atividade. Vagas limitadas a 150 participantes.
Extração de veneno
Conheça a história do desenvolvimento do soro antiveneno no Instituto Butantan e as curiosidades sobre sua produção, rememorando a importância e o impacto das pesquisas realizadas pelo fundador do Instituto Butantan, Vital Brazil, e pelos pesquisadores da instituição para o enfrentamento do ofidismo no Brasil.
Horário: das 15h às 16h
Local: Teatro de Arena, no Horto Oswaldo Cruz
Atenção: é necessário retirar senha a partir das 14h para participar da atividade. Vagas limitadas a 100 participantes.
As atividades que envolvem interação com bichos são limitadas para manter o bem-estar animal.