Jornada do Patrimônio: Parque da Ciência promove caminhada histórica e atividades sobre patrimônio, sustentabilidade e saúde

A 10ª edição da Jornada do Patrimônio acontece em diversas instituições de São Paulo durante o mês de agosto. Com o tema “Patrimônio e Sustentabilidade”, neste ano a iniciativa tem como objetivo explorar a interação entre tradição e inovação para promover uma cidade sustentável. Alinhada ao evento principal, a programação do Parque da Ciência acontece nos dias 17 e 24 de agosto com uma caminhada pelos icônicos prédios do Butantan, bate-papos que relacionam os temas da Jornada e saúde pública, e oficinas.

As discussões sobre a qualidade de vida no meio urbano passam por questões como a manutenção do patrimônio e sustentabilidade. Por isso, os eventos buscam discutir possibilidades para a reutilização de prédios históricos como uma prática sustentável de preservação do patrimônio cultural, o envolvimento das comunidades locais, o papel da economia criativa, o turismo sustentável e o uso da tecnologia. 

Confira a programação completa do Parque da Ciência, que vai acontecer em seus espaços culturais e também no Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, no bairro do Bom Retiro, na capital paulista.

 

 

Caminhada histórica do Parque da Ciência 
A caminhada é uma oportunidade para conhecer de perto a história do Instituto Butantan e de como ela está presente no nosso cotidiano. O percurso, que terá uma duração de 1h30, passará pelos edifícios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) do Butantan, e será acompanhado de um bate-papo informal sobre memória, patrimônio cultural e desenvolvimento científico.

Atenção! É necessário se inscrever para participar da atividade. 

Data: 17/8
Horário: 14h30
Ponto de encontro: Museu da Vacina
Vagas: 25 pessoas 
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo

Clique aqui para se inscrever 

 

#MUSPERdePortasAbertas – Jornada do Patrimônio
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, antigo Desinfectório Central, abre suas portas ao público para uma edição especial do #MUSPERdePortasAbertas sobre a Jornada do Patrimônio. Durante todo o dia, os visitantes poderão participar de oficinas que vão ensinar sobre saúde e sustentabilidade de maneira prática. 

Não é necessário se inscrever para visitar o museu. 

Data: 17/8
Horário: das 10h às 16h
Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo 

 

O fim da picada: saúde, patrimônio e sustentabilidade
Em uma ação conjunta entre o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw, a atividade busca explorar as relações entre patrimônio, sustentabilidade e saúde pública utilizando como tema central as arboviroses transmitidas principalmente pelos mosquitos. 
Durante o evento haverá o pré-lançamento do livreto “Aedes aegypti – Descobrindo quem é o mosquito da dengue”, seguido de um bate-papo e duas oficinas que ensinarão a construir um mosquito Aedes aegypti e uma “mosquiteca” com materiais acessíveis. 

Atenção! É necessário se inscrever para participar da atividade.

Data: 17/8
Horário: 11h
Local: Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
Vagas: 30 pessoas 
Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo
Inscrições: envie um e-mail para museuer.educadores@butantan.gov.br 

 

Dia do Mosquito – o fim da picada
Esta atividade terá a mesma temática da programação “O fim da picada: saúde, patrimônio e sustentabilidade”, mas acontecerá em dia e local diferentes: 24 de agosto no Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw.  
Para esta data, não é necessário se inscrever. Basta comprar o ingresso de visitação aos museus na bilheteria do Parque da Ciência ou de forma online, no site Ticket Fácil. 

Data: 24/8
Horário: às 10h30 e às 14h30
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo