Mostra é parte do Congresso Mundial de Malacologia, sediado no Butantan entre os dias 4 e 8 de agosto, e ficará aberta ao público até o próximo mês de janeiro
O Instituto Butantan inaugurou a exposição “Joias vivas - Mas será que é só isso?”, que explora as múltiplas facetas dos moluscos e sua importância para o planeta. A mostra está instalada no Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw, no Parque da Ciência Butantan, e ficará disponível para visitação até janeiro de 2026.
A exposição traz exemplares da diversidade de conchas coletadas, em sua maioria, na segunda metade do século XX, além de uma amostra de acervo ritualístico com uso de conchas, exemplares vivos em aquário de gastrópodes (classe de moluscos que inclui lesmas terrestres, lesmas do mar, caracóis terrestres e caramujos aquáticos) e um material didático para que os visitantes possam tocar e ter contato mais próximo com as conchas.
De acordo com a curadora, Lenita de Freitas Tallarico, especialista do Laboratório de Parasitologia do Butantan e presidente do Congresso Mundial de Malacologia, a ideia da exposição surgiu durante a organização do evento, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de agosto no Instituto Butantan e reuniu cerca de 300 pesquisadores e estudantes de 36 países.
“Em conversa com a diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Coccuzzo, no contexto da organização do Congresso Mundial de Malacologia, ela sugeriu que, além do evento científico, seria interessante também organizarmos uma exposição no Parque da Ciência. O objetivo é mostrar ao público a beleza e a importância desses moluscos e valorizar a história das pesquisas desenvolvidas pelo Butantan com esses organismos, que representam o segundo maior filo de animais do nosso planeta, tendo um papel fundamental no equilíbrio e na manutenção dos nossos ecossistemas”, explica Lenita.
Os conteúdos expográficos da mostra foram desenvolvidos pelo arquiteto Renato Salgado, da Zol Design, e as belíssimas conchas expostas são fruto de uma parceria com os Conquiliologistas do Brasil, que emprestaram exemplares de suas coleções para a exposição. A concepção, organização e montagem teve apoio de especialistas do museu.
Data: até janeiro de 2026
Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h45
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw (Parque da Ciência do Butantan - Avenida Vital Brasil, 1500).
O valor do ingresso ao museu varia entre cinco e dez reais. Idosos e crianças abaixo de sete anos não pagam.