Exposição homenageia o pesquisador Isaias Raw e os kits científicos que mudaram o ensino de ciências no país

O Museu de Microbiologia do Parque da Ciência Butantan inaugurou nesta sexta (30/6) a exposição temporária Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros. A mostra homenageia o histórico pesquisador, médico, professor e ex-diretor do Instituto Butantan, Isaias Raw, e os kits de experimentos do programa “Os Cientistas”, criados na década de 1970, que revolucionaram o ensino de ciências no Brasil. 

A exposição começou a ser pensada em 2008, quando o museu recebeu uma coleção pessoal de exemplares dos kits do pesquisador do Instituto Butantan Orlando Filho. Esses kits, criados por Isaias e pela professora de educação básica Myriam Krasilchik, permitiam que os jovens fizessem experimentos químicos, físicos e biológicos. As caixas eram compostas por uma biografia de um cientista relacionado ao tema, um manual de instrução e materiais para as experiências. 

Na mostra, os visitantes poderão compreender o contexto histórico dos kits, em texto e vídeo, observar exemplares da época e conhecer um pouco da história do museu.  

A coordenadora do Museu de Microbiologia, Glaucia Colli Inglez, uma das curadoras da exposição, se emocionou ao ver o projeto finalizado e aberto aos visitantes do parque.

“Me sinto muito feliz porque essa exposição estava em produção há muito tempo e finalmente conseguimos inaugurá-la na comemoração dos 21 anos do Museu de Microbiologia, que também foi idealizado pelo professor Isaias Raw”, disse Glaucia. 

Os kits experimentais alcançaram o sucesso com o apoio da Fundação Brasileira para o Ensino de Ciências (FUNBEC), um órgão vinculado ao Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC). Mais tarde, a coleção Os Cientistas passou a ser distribuída pela Editora Abril e vendida em bancas de jornal. Foram mais de 2 milhões de exemplares comprados em todo o Brasil. 

Convidado para a cerimônia de inauguração, o produtor musical e sobrinho de Isaias Raw, Hilton Raw, pôde relembrar momentos de sua infância com a exposição e os momentos de aprendizado com seu tio.

“Eu tive muitos desses kits, que fizeram parte da minha infância. Isaias foi o cara que me inspirou porque meu pai, que era irmão dele, morreu muito cedo. Inclusive, meu primeiro trabalho foi na FUNBEC no período em que meu tio estava exilado, uma época difícil em que o desejo dele era só fazer ciência para o bem da população”, contou Hilton. 

Atualmente, a loja do Parque da Ciência vende unidades atualizadas dos kits científicos, que agora têm relação com as atividades propostas no museu. 

Homenagem a Isaias Raw 

Além da exposição que homenageia o cientista, ele passará a ser lembrado para sempre no prédio que abriga o museu, que agora passa a ser chamado de Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw. Além de pensar no projeto do espaço, ele também foi responsável pela criação do Centro de Biotecnologia do Butantan e do Museu Histórico. 

Para o diretor cultural do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, a homenagem é significativa porque Isaias era uma pessoa preocupada com a ciência, com a divulgação científica e com o futuro das crianças. 

“Essa homenagem é muito importante porque reconhece o professor Isaias Raw como um grande educador e divulgador da ciência. Ele era uma pessoa preocupada com as crianças e queria que elas aprendessem ciência de uma forma diferente com esses kits. Para nós, que fazemos parte do Centro de Desenvolvimento Cultural do Butantan, é uma grande satisfação”, afirma. 

A liderança do cientista no Butantan, onde ele entrou em 1984, foi fundamental para a criação de fábricas de produção de soro, no desenvolvimento de novas vacinas, como o da Hepatite B, e na viabilização econômica da vacina da influenza. Isaias faleceu em dezembro de 2022, aos 95 anos. 

Serviço

Exposição Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros

Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw, no Parque da Ciência 

Endereço: Av. Vital Brazil, 1.500 – Butantã 

Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h45