Exposição conta a trajetória e o legado para a saúde brasileira dos amigos e cientistas Vital Brazil e Emílio Ribas
Vital Brazil e Emílio Ribas, dois cientistas históricos para o Butantan e para o Brasil, fariam aniversário em abril se ainda estivessem vivos. Vital completaria 158 anos em 28/4, e Emílio faria 161 em 11/4. Contemporâneos e geniais, é natural que suas trajetórias de vida tenham se cruzado em vários pontos. A exposição Caminhos da Ciência: encontros de Vital Brazil e Emílio Ribas vai mostrar essas aproximações a partir de 2/5 na Biblioteca Científica, localizada no Edifício Vital Brazil.
A exposição, que estará em cartaz na sala Cesário Motta da biblioteca, exibe objetos que testemunham as memórias científicas de Vital e Emílio, textos que narram parte da trajetória dos cientistas e a amizade entre eles como um processo que colaborou para o fortalecimento da ciência e saúde pública brasileira.
Os visitantes terão a oportunidade de entender a construção da ciência como um trabalho coletivo e colaborativo entre diferentes profissionais, passando por diferentes laboratórios, experimentos e tempos históricos. A mostra busca estimular a reflexão sobre o legado dos cientistas e a importância da memória da história da ciência e da saúde no país.
A exposição Caminhos da Ciência: encontros de Vital Brazil e Emílio Ribas é um trabalho conjunto entre a Biblioteca Científica do Butantan, Centro de Memória e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER).
Serviço:
Local: sala Cesário Motta, na Biblioteca (Edifício Vital Brazil)
Data: a partir de 2/5
Horário: de terça a sexta, das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30