Conheça histórias que ajudaram a tornar o Butantan referência na ciência em atividades especiais no Espaço Terra Firme
O Espaço Terra Firme e o Museu Histórico promovem neste sábado (9/12) duas atividades especiais para os visitantes do Parque da Ciência: A caixa e o laço, que vai relembrar o passado do Instituto Butantan, e Intervenção poético-literária: reflexões sobre a presença de trabalhadores negros na ciência.
As ações são destinadas a todos os públicos com interesse em história e ciência e acontecerão nos períodos da manhã e da tarde. Para participar, basta adquirir o ingresso na bilheteria do parque, que fica atrás do Museu Biológico, e apresentá-lo na entrada do Espaço Terra Firme. Veja a tabela de valores completa.
Programação
Às 10h – A caixa e o laço
O Butantan, reconhecido pelo seu trabalho com serpentes, antigamente atuava com o sistema de permuta – estruturado por Vital Brazil, e que tinha como objetivo trocar serpentes capturadas vivas em áreas rurais por soros, agulhas e seringas para o tratamento de acidentes ofídicos. Vale lembrar que há muitos anos o Butantan não promove mais essa permuta.
A atividade vai mostrar réplicas dos materiais que tornavam possível esse sistema e como ele funcionava, explicando sua importância para o desenvolvimento do Instituto. É uma oportunidade para conscientizar o público sobre a preservação das espécies e a segurança do manejo animal.
Às 14h - Intervenção poético-literária: reflexões sobre a presença de trabalhadores negros na ciência
Os educadores do Museu Histórico vão mediar uma reflexão crítica sobre a presença e a atuação, no passado e no presente, de pessoas negras no Butantan e na ciência em geral. Os participantes serão convidados para um exercício de imaginação histórica: quem foram e quem são os trabalhadores negros do Butantan que contribuíram para a promoção da saúde e da divulgação científica?