Celebre os 42 anos do Museu Histórico conhecendo o início da trajetória do Butantan
Desde a sua inauguração, no ano de 1981, o Museu Histórico preserva, divulga e perpetua a memória do Butantan, assim como seus principais personagens e atividades. Por 40 anos, a instituição ocupou o local onde, possivelmente, também começou a história do próprio Butantan. No terreno, foram encontrados vestígios de uma antiga cocheira e, anos depois, construiu-se o prédio que abrigou alguns dos primeiros laboratórios do Instituto.
Com a reabertura do Parque da Ciência, em julho de 2022, o ambiente foi restaurado e passou a receber o Espaço Terra Firme: uma galeria de exposições para abrigar mostras temporárias de longa duração do Museu Histórico sobre temas relacionados ao Butantan.
Atualmente, a exposição Serum ou Soro, que apresenta a primeira fase da história do Instituto, está em cartaz no espaço. Por meio de fotos, vídeos e livros antigos, é possível viajar no tempo e entender como era o desenvolvimento dos soros e os trabalhos realizados no início do século XX por Vital Brazil, um dos fundadores e primeiro diretor do Instituto.
Além disso, o Espaço Terra Firme, tradução em português da palavra tupi “Butantan”, recebe a Exposição Viva Vital!. Nesta parceria entre o Parque da Ciência e o Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD), as artistas plásticas Lilian Arbex e Solange Quiroga e Santo criaram uma releitura de uma foto icônica de Vital Brazil no manejo de uma serpente.
Duas ótimas maneiras de celebrar os 42 anos do Museu Histórico do Butantan!
Serviço
Espaço Terra Firme - Museu Histórico
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h45
Ingresso: na bilheteria do Parque da Ciência. O ingresso custa R$ 6 e dá direito a visitar todos os museus.