Aquarelas para entender os efeitos do soro anti-Covid-19 no organismo: conheça a nova exposição do Museu Biológico
O Parque da Ciência promove a partir do dia 12 de janeiro a exposição temporária “Diferentes olhares sobre o efeito do soro anti-Covid-19”. O objetivo é retratar, por meio de aquarelas, o efeito do soro que está sendo produzido pelo Butantan para diminuir a quantidade de vírus e a inflamação presentes no pulmão. A mostra fica aberta à visitação até o mês de abril no Museu Biológico, das 9h às 16h45, de terça a domingo.
A aquarelista Lilian Arbex é a artista responsável por retratar os efeitos do soro em pinturas a partir de fotografias científicas feitas por microscopia. A exposição é uma atividade de difusão científica preparada pelo Centro de Excelência para a Descoberta de Novos Alvos Moleculares (CENTD) do Butantan com o objetivo de contribuir para a popularização da ciência ao público geral.
O tema principal da exposição é Saúde Única, um conceito que evidencia que a saúde humana está ligada à saúde do meio ambiente e dos animais. Se um desses três pilares estiver desequilibrado, os demais sofrem impacto. Um exemplo é a pandemia da Covid-19, que provocou o contato próximo entre humanos e animais silvestres, permitindo que o vírus SARS-CoV-2 fosse transmitido de uma espécie de morcego para o ser humano.
O projeto de soro anti-Covid-19 está na fase de ensaios clínicos e é um projeto multidisciplinar realizado dentro do Butantan desde a pesquisa básica. Ele une a tradição centenária do instituto na produção de soros e visa criar uma forma de tratamento contra o vírus SARS-CoV-2 especialmente direcionada para pessoas que não podem receber a vacina, como imunossuprimidos.
A artista
Lilian é graduada em Farmácia e Bioquímica e em Desenho Industrial e Programação Visual, com pós-graduação em Design Gráfico e mestrado em Estética e História da Arte. É também professora de aquarela no Esporte Clube Pinheiros, na Casa Contemporânea e também em seu ateliê em São Paulo.
Nas últimas décadas, a aquarelista tem desenvolvido sua carreira artística e algumas de suas pinturas pertencem a coleções públicas e privadas. Lilian tem obras expostas na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Secretaria de Esportes de São Paulo e Banco Bradesco.