Equipe educativa do Museu da Vacina também vai disponibilizar aos visitantes jogos de tabuleiro e de cartas sobre vacinação
Publicado em: 29/12/2025
Ao longo de todo o mês de janeiro, o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas vai promover uma atividade especial em prol da conscientização sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs). O objetivo é convidar o público a aprofundar seu conhecimento sobre problemas de saúde que afetam, principalmente, populações de regiões tropicais, como dengue, doença de Chagas e esquistossomose.
Já no Parque da Ciência, a pedida é usar o sabadão para desacelerar, aproveitando o período da manhã para avistar diferentes espécies de aves no tradicional #VemPassarinhar, atividade encabeçada pelo Museu Biológico.
Confira a programação completa e participe!

Por conta do Dia da Conscientização sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs), celebrado em 30/1, a atração realizará a oficina “Diário de Vetores Tropicais” ao longo de todo o mês de janeiro. Os participantes da atividade vão receber um diário para registrar suas descobertas sobre diferentes vetores de doenças – como os insetos Aedes aegypti, Triatoma infestans e Phlebotominae – por meio de carimbos e até esculturas em massinha.
Data: sexta (9/1)
Horário: 10h às 16h
Local: Museu de Saúde Pública Emílio Ribas – Rua Tenente Pena, 100, Bom Retiro – São
Paulo, SP
Não é necessário de inscrever
Sexta Animal | Museu Biológico
Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e planetária.
Data: sexta (9/1)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz, com ponto de encontro no Museu Biológico
Vagas: 30
Inscrições na recepção do Museu Biológico, a partir das 13h
#VemPassarinhar | Museu Biológico
Esta atividade é para quem gosta de caminhada e observação de pássaros. A equipe do museu promove um passeio pelas florestas do Butantan, que abrigam cerca de 170 espécies de aves, incluindo algumas endêmicas da Mata Atlântica e que estão ameaçadas de extinção.
É recomendável que os participantes venham com roupa confortável, com calça e calçados fechados, e que tragam uma garrafa de água. Binóculos e câmeras fotográficas são bem-vindos. Ao final da caminhada, todos se reúnem para um café da manhã coletivo enquanto discutem as espécies avistadas. Traga uma comida e uma bebida, além de um copo reutilizável.
O #VemPassarinhar acontece no início da manhã, período em que as aves estão mais ativas.
Data: sábado (10/1)
Horário: das 7h às 10h
Local: ponto de encontro em frente ao Museu Biológico
Não é necessário se inscrever
Entre pretos e vermelhos | Museu Biológico
Que tal conhecer melhor os animais que apresentam as chamadas cores de alerta, como as cobras coral-verdadeira e a falsa-coral? Participe da atividade e encante-se com as características e cores dessas serpentes.
Data: sábado (10/1)
Horário: 15h
Local: Sala de Atividades Educativas do Museu Biológico
Vagas: 20
Inscrições na recepção do Museu Biológico, a partir das 14h
Vacinação em Jogo | Museu da Vacina
A equipe educativa do museu vai disponibilizar jogos de tabuleiro e de cartas sobre vacinação e doenças imunopreveníveis.
Data: sábado (10/1)
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Pátio interno do Museu da Vacina
Público: a partir de 12 anos
Não é necessário se inscrever
As atividades podem ser alteradas ou canceladas sem aviso prévio.
Fique ligado na programação das próximas semanas de janeiro:
AGENDA DO PARQUE – 27 a 31/1 | Venha produzir seu próprio imunizante no Museu da Vacina