AGENDA DO PARQUE – 26 A 29/3 | Entenda como funciona a extração de veneno, visite o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e participe de atividades científicas

A última semana de março está recheada de atividades para os visitantes do Parque da Ciência. Haverá as atividades mensais Extração de Veneno e #MUSPERdePortasAbertas, além de ações científicas em diversos espaços. 
Confira a programação completa e participe! 
 

(Foto: José Felipe Batista/Comunicação Butantan)
 

Extração de veneno | Museu Biológico 
Se você tem a curiosidade de entender como funciona a extração de veneno de serpentes para a produção de soros antiofídicos, esta atividade é para você. A ação tem como objetivo aproximar o público dos processos de descoberta científica a partir da demonstração da extração. Durante a experiência, educadores explicam a relação entre a história do Butantan e as serpentes, e a importância desses animais para o meio ambiente e para o desenvolvimento do soro. 

Data: quarta (26/3)
Horários: 14h30
Local: Teatro de Arena, dentro do Horto Oswaldo Cruz
Inscrições: a partir das 13h30, na recepção do Museu Biológico
Vagas: 100


Exposição Diálogos entre o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o Instituto Butantan: passado e presente das doenças negligenciadas para a sociedade | Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
As doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Esse grupo inclui a doença de Chagas, a esquistossomose e a leptospirose. 
A exposição “Diálogos entre o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas e o Instituto Butantan: passado e presente das doenças negligenciadas para a sociedade” tem como objetivo promover o diálogo entre o acervo do museu, com imagens e documentos históricos com pesquisas contemporâneas e de excelência realizadas no Butantan. A popularização da ciência por meio de artigos científicos, documentos e imagens traz o passado e o presente sobre a ciência e a saúde pública de forma democrática e acessível para todas as pessoas. 

Data: quinta (27/3)
Horários: a partir das 15h30
Local: Paiol 
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade
Vagas: 40 (rotativo)


Sexta animal | Museu Biológico
Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e planetária.

Data: sexta (28/3)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz (sala Ciência na Prática)
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 9h, até as vagas acabarem
Vagas: 30


Oficina de moldes de papel de vírus e anticorpos | Museu da Vacina
Os visitantes do museu são convidados a produzir dobraduras para e aprofundar seu entendimento sobre o papel do anticorpo no organismo quando somos contaminados por um vírus. Ao final da atividade, os participantes poderão levar seus moldes de vírus e anticorpos para casa, ou deixá-los no Museu da Vacina como parte da decoração.

Data: sábado (29/3)
Horários: 10h e 14h (duas sessões)
Local: pátio do Museu da Vacina
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade

 


(Foto: José Felipe Batista/Comunicação Butantan)

 

#MUSPERdePortasAbertas – Mulheres na saúde | Museu de Saúde Pública Emílio Ribas 
Neste mês, o museu abre suas portas ao público, que poderá conhecer e descobrir capítulos decisivos para a transformação das práticas de cuidado com a saúde da mulher e personalidades importantes, como a ativista social Pérola Byington e a educadora sanitária Maria Antonieta de Castro. 

Data: sábado (29/3)
Horários: das 10h às 16h. Visita educativa às 11h 
Inscrições: museuer.educadores@butantan.gov.br (necessária apenas para a visita educativa)
Vagas: 25 para a visita educativa
Endereço: Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo (SP)

 


(Foto: Comunicação Butantan)

 

Mão suja e mão limpa | Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
A atividade visa proporcionar uma experiência lúdica dentro do Museu de Microbiologia comprovando, por meio da observação de bactérias e fungos, que os microrganismos existem. O objetivo é educar os participantes e mostrar a importância da higiene pessoal com atitudes simples, como lavar as mãos. A ação é recomendada para todas as idades.

Data: sábado (29/3)
Horários: 10h30 e 14h30 (duas sessões)
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Inscrição: não é necessário se inscrever para esta atividade


S.O.S: Salvem os sapos | Museu Biológico
Que tal conhecer a biologia dos sapos, os impactos das alterações climáticas sobre esses animais e a importância dos projetos de conservação? Ao final da atividade, os visitantes poderão brincar com um jogo temático. 

Data: sábado (29/3)
Horário: 11h
Local: Miniauditório do Museu Biológico 
Inscrições: com os educadores dentro do museu, a partir das 10h45
Vagas: 25