AGENDA DO PARQUE – 14, 15, 16, 17 e 18/1 | Entenda como funciona a extração de veneno de serpentes e participe de atividades científicas

A terceira semana de janeiro no Parque da Ciência está recheada de atividades científicas, e traz uma novidade na programação. Os visitantes poderão entender como funciona a extração de venenos de serpentes para a produção de soros no Butantan, conhecer um laboratório e seus equipamentos, conversar sobre os animais do Museu Biológico e descobrir as diferenças entre as cobras corais. 

Confira a programação completa. 


Laboratório Aberto | Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw 

Esta atividade é feita no laboratório didático do museu e apresenta aos visitantes os equipamentos laboratoriais e as amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é evidenciar a diversidade dos microrganismos e instigar a curiosidade científica de jovens e adultos. 

Data: de terça a sábado (14/1 a 18/1)
Horários: às 10h30 e às 14h30 (duas sessões)
Local: Laboratório Didático do Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Inscrições: não é necessário se inscrever para esta atividade


Extração de veneno | Museu Biológico 

Se você tem a curiosidade de entender como funciona a extração de veneno de serpentes para a produção de soros antiofídicos, esta atividade é para você. A ação tem como objetivo aproximar o público dos processos de descoberta científica a partir da demonstração da extração. Durante a experiência, educadores explicam a relação entre a história do Butantan e as serpentes e a importância desses animais para o meio ambiente e para o desenvolvimento do soro. 

Data: quarta (15/1)
Horários: 14h30
Local: Teatro de Arena, dentro do Horto Oswaldo Cruz
Inscrições: a partir das 13h30, na recepção do Museu Biológico
Vagas: 100


Sexta animal | Museu Biológico

Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e ambiental.

Data: sexta (17/1)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz (sala Ciência na Prática)
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 14h


Entre pretos e vermelhos: conhecendo as corais | Museu Biológico

Que tal explorar e entender as diferenças entre a cobra coral-verdadeira e a coral-falsa? Participe e encante-se com suas características e cores. 

Data: sábado (18/1)
Horário: 11h 
Local: Miniauditório do Museu Biológico
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 10h30
Vagas: 25