18ª Primavera dos Museus: programação do parque terá atividade sensorial e oficinas de fotos, aquarelas e cartazes

O Parque da Ciência está com uma programação especial para a Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que envolve museus e instituições culturais em todo o Brasil. Em sua 18ª edição, neste ano o tema do evento é Museus, Acessibilidade e Inclusão, e as atividades do parque acontecerão nos dias 22 e 28 de setembro.

O objetivo da Primavera dos Museus é dar luz ao papel dessas organizações na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas. 

Os museus da Vacina, Histórico – Espaço Terra Firme e de Saúde Pública Emílio Ribas prepararam uma programação com oficinas de foto, cartazes e aquarelas, além de uma experiência sensorial para os visitantes do Parque da Ciência.

Confira a programação completa: 

 

Exposição Lembranças da Pandemia | Museu da Vacina

Em cartaz até dezembro/2024, a exposição traz lembranças compartilhadas e registradas por 16 estudantes de 7 e 8 anos da escola EMEF Céu Butantã. Os desenhos apresentam as recordações individuais e a memória coletiva construída a partir de sentimentos, brincadeiras, fantasias, narrativas e concepções em relação ao meio. 

Período da exposição: de 12/9 até dezembro
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 16h45
Local: Museu da Vacina 
 

Retratos da primavera no Butantan – V Jornada Acuarelistica en Simultaneo | Museu Histórico – Espaço Terra Firme 

Amantes da aquarela estarão no Parque da Ciência para produzir suas obras e participar da 18ª Primavera dos Museus e da V Jornada Acuarelistica en Simultaneo, evento internacional promovido pelo International Watercolor Society (IWS) Titicaca, Art Amigos de la Acuarela e IWS Brazil que ocorrerá em outros parques da América Latina. 

Os visitantes podem trazer seu próprio material de pintura e se juntar aos aquarelistas para retratar elementos da primavera. A equipe educativa do Museu Histórico promoverá uma sessão de áudio descrição de algumas aquarelas. 

Data: 22/9 (domingo)
Horário: das 10h às 12h
Ponto de encontro: Museu Histórico – Espaço Terra Firme 
Público-alvo: artistas plásticos e pessoas interessadas em pintura e aquarela 

 

Oficina fotográfica usando seu celular | Museu Histórico – Espaço Terra Firme 

Conduzida pelo biólogo do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação do Butantan Rafael Marques Porto e pela equipe do Museu Histórico, a oficina dará dicas para registrar as belezas do Parque da Ciência utilizando a câmera do celular com criatividade e sensibilidade. Após o passeio pelo parque haverá uma roda de conversa e áudio descrição das imagens capturadas pelo público. Para participar, basta comparecer ao Museu Histórico – Espaço Terra Firme com seu celular. 

Data: 28/9 (sábado)
Horário: das 9h30 às 10h30 
Ponto de encontro: Museu Histórico – Espaço Terra Firme 
Público-alvo: pessoas de todas as idades 

 

Oficina de cartazes de vacinação inclusivos | Museu da Vacina e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas

Na oficina, os participantes poderão produzir cartazes de campanhas de vacinação e sobre prevenção à saúde acessíveis para pessoas com deficiência visual e intelectual, reforçando a importância da inclusão e da acessibilidade na saúde pública. 

A atividade vai proporcionar ainda conhecimento sobre a importância das campanhas de vacinação e da comunicação acessível, utilizando como referência os cartazes que compõem o acervo do Instituto Butantan.

Data: 28/9 (sábado)
Horário: das 13h às 16h30
Local: pátio interno do Museu da Vacina
Público-alvo: famílias e pessoas de todas as idades 
Vagas: 30 (rotativo)

 

Visita sensorial ao Museu Histórico do Instituto Butantan | Museu Histórico – Espaço Terra Firme 

Os participantes serão estimulados a vivenciar, de forma sensorial, a história do Instituto Butantan por meio da exposição Sérum ou Soro, em cartaz no Espaço Terra Firme, com recursos educativos acessíveis. O objetivo é proporcionar uma experiência corporal, utilizando o olfato, visão, audição, paladar e tato para celebrar a Primavera do Museus. 

Data: 28/9 (sábado)
Horário: 14h
Ponto de encontro: Praça Vital Brazil, ao lado do Museu Histórico – Espaço Terra Firme
Público-alvo: pessoas de todas as idades 
Vagas: 20