17ª Primavera dos Museus: Parque da Ciência promove atividades com foco nas pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas
O Parque da Ciência participa, nos dias 19, 21 e 23 de setembro, da 17ª edição da Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece anualmente e envolve museus e instituições culturais em todo o Brasil. Os museus do parque e o Centro de Memória do Instituto Butantan programaram cinco atividades relacionados ao tema deste ano: “Memórias e Democracia: pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas”.
A programação deste ano tem como objetivo oferecer oportunidades para reflexões sobre a construção da democracia, reconhecimento, valorização e protagonismo dos públicos envolvidos no tema da Primavera dos Museus.
Os eventos vão discutir onde estão essas pessoas nos museus, que acervos representativos de suas culturas eles preservam, como são apresentados para a sociedade, como os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização e quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas.
Programação do Parque da Ciência
A equipe educativa dos museus Biológico, de Microbiologia, da Vacina, de Saúde Pública Emílio Ribas (MUSPER), Espaço Terra Firme e o Centro de Memória organizaram atividades presenciais e online especialmente para a 17ª edição da Primavera dos Museus. Confira abaixo a programação detalhada.
Distribuição de fanzine “ZineSUS” e broche aos visitantes dos museus do Butantan, em comemoração aos 35 anos do SUS
Data: 19/9
Local: Museus do Parque da Ciência – Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo (SP)
Horário: das 10h às 16h
Seguindo o tema da 17ª Primavera dos Museus, com foco na saúde pública, será produzido um material educativo comemorativo em formato de fanzine sobre o aniversário da criação do SUS e sua história. Serão apresentados seus esforços para a saúde das pessoas LGBTQIAPN+, com base na Política Nacional de Saúde Integral LGBT; dos indígenas, por meio do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS); e do povo quilombola. O fanzine será distribuído aos visitantes dos museus do Parque da Ciência durante todo o dia.
Lançamento da nova seção da exposição virtual “Serpentes & Gentes”: povos originários e os nomes das serpentes
Data: 19/9
Local: formato online, no site da exposição “Serpentes & Gentes”
Horário: a partir das 10h
Desenvolvida pelo Museu Biológico do Parque da Ciência e com o apoio do projeto Escalas da Biodiversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a exposição Serpentes & Gentes abrirá a nova seção “Povos originários e os nomes das serpentes”, que vai apresentar as raízes etimológicas dos nomes populares de algumas serpentes exibidas no museu, já que grande parte deles é de origem indígena.
Palestra: Relatos da vacina – Vanuza Kaimbé, a primeira indígena vacinada contra a Covid-19 no Brasil
Data: 21/9
Local: Auditório do Museu Biológico, no Parque da Ciência - Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã – São Paulo (SP)
Horário: das 11h às 12h30
Formato: presencial, com transmissão online no canal do Butantan no YouTube
Vanuza Kaimbé é técnica de enfermagem e assistente social que ficou conhecida por ser a primeira indígena a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Promovida pelo Museu da Vacina, a palestra permitirá a Vanuza compartilhar sua memória, além de contar como os povos indígenas têm acesso à vacinação.
Clique aqui para assistir à palestra online
Povos indígenas no Instituto Butantan: cultura e troca de saberes
Atividade educativa exclusiva para as crianças da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI)
Data: 21/9
Local: Parque da Ciência
A atividade, idealizada pelo MUSPER e promovida pelos museus do Parque da Ciência e pelo Centro de Memória do Instituto, será voltada às crianças da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI). O objetivo é dar visibilidade à importância da inclusão dos povos indígenas no movimento de cultura, ancestralidade e história, além de apresentar os trabalhos culturais e científicos do Butantan.
Conversas no MUSPER: Acervos e Narrativas LGBTQIAPN+ no Campo da Saúde
Data: 23/9
Local: MUSPER – Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo (SP)
Horário: das 11h às 12h30
Inscrição: Só é obrigatória para quem quiser receber certificado de participação. Para solicitar, envie um e-mail para museuer.educadores@butantan.gov.br
A roda de conversa discutirá as relações entre instituições de memória e as narrativas LGBTQIAPN+. A partir do acervo sobre saúde pública do MUSPER, a mesa de convidados debaterá as transformações necessárias para que sejam promovidas cada vez mais ações inclusivas e democráticas no âmbito educacional e museológico.
Convidados:
Mediação: Misândrica (Léo La Torre)
Natan Anjos, do acervo Bajubá
Leonardo Vieira, do Museu de Diversidade Sexual
Denny Tavares, educador físico
Renato Barboza, do Instituto de Saúde da Secretária de Estado da Saúde de São Paulo